terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jogo da Bolha


Jogo da Bolha - descrição fiel do Fundo de Estabilidade Financeira

A arquitectura do euro assemelha-se a um baralho de cartas. A zona euro está a ficar sem credores de último recurso; o balanço do BCE está esticado ao máximo; o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, o dito fundo de estabilização, é suportado por membros que não têm capacidade financeira para se juntar a qualquer resgate de economias mais fracas.

A menos que a camisa de forças da moeda única seja removida, os cidadãos da sua periferia irão enfrentar um sombrio e prolongado futuro de qualidade de vida estagnada.

Não é apenas o euro que precisa de ser repensado, mas toda a União Europeia. Num continente com uma tal variedade de nações, há uma necessidade de algumas instituições europeias, mas umas menos intrusivas. Contudo, é improvável que isto seja aceite em Bruxelas. Tudo o que nos será dito é que precisamos de "mais Europa".
Norman Lamont

Destaco este excerto do artigo:
O economista prémio Nobel Martin Feldstein defendeu que a criação de uma moeda única europeia, longe de encorajar paz e harmonia, aumentaria o conflito e a tensão entre os países. Até agora, vimos agitação na Grécia. Mas o pior ainda está por vir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos e quaisquer comentários ofensivos, ou que não visem contribuir para a discussão poderão ser removidos sem aviso prévio.