quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Já que se fala tanto de austeridade

Bem, uma vez que o senhor José Barroso acha que é necessário que
reforcem a supervisão e a coordenação económica. Para mostrar aos nossos parceiros e aos nossos cidadãos que estamos preparados para concluir a nossa união monetária com uma verdadeira união económica.

Pondo de parte o facto de os cidadãos não estarem muito ansiosos por uma união económica («A plurality or majority in every EU country, with the exception of Germany, were reluctant to give the EU more power over national budgets and finances.» - Transatlantic Survey), analisemos a questão da estabilidade, a importância da supervisão ao nível europeu...

...pelo décimo quinto ano consecutivo, o Tribunal [de Contas Europeu] não apresentou um relatório positivo sobre a legalidade das transacções subjacentes. Erro material foi encontrado em categorias que representam 53% da despesa total, incluindo Fundos de Coesão, que continuam associados com o maior nível de falhas do Orçamento da União, e o Desenvolvimento Rural. O valor das irregularidades, incluindo fraude, relatado pelos Estados-membros desceu 24% em 2008 enquanto o número de casos subiu 9%

...ainda que os controlos possam ser [mais] apertados e a administração melhorada, a maioria destes níveis de erro devem-se em parte à absoluta complexidade de administrar os programas em causa.
National Audit Office

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos e quaisquer comentários ofensivos, ou que não visem contribuir para a discussão poderão ser removidos sem aviso prévio.