segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Em relação à Cimeira... encontro... seja lá o que for

Uma entrevista na BBC Radio 4 apresenta uma perspectiva britânica, na minha opinião, de uma lucidez que tem faltado à Europa. Terry Smith é o entrevistado, CEO na City (centro financeiro de Londres).

JUSTIN WEBB: Assuma por um segundo que eles realmente se entendem, que fazem aquilo que têm estado a dizer que fazem nas últimas horas, há um argumento, não é verdade, que isto é só o remédio errado, se estão a fazer as coisas erradas.
TERRY SMITH: É verdade. Eu penso que é. Quer dizer, porque o que vai sair se resume a controlo central e mais austeridade para aqueles países. Eu não acho que se possa curar a sua posição com mais austeridade. A Grécia não pode tornar-se mais competitiva, nas suas maiores indústrias como o turismo e a agricultura, enquanto está numa moeda fortalecida pela presença da Alemanha. Nem a Itália, certamente o sul da Itália, Espanha, Portugal, Irlanda e França. Na minha perspectiva, uma moeda única para todos estes países é equivocada.

O meu destaque:
TERRY SMITH: O que é que eu concluo? Não estou certo de que isto deixe o Reino Unido isolado, ainda somos membros da Comunidade Europeia. Mas se nós estamos isolados, podemos bem estar isolados como alguém que se recusou entrar no Titanic antes de este partir

1 comentário:

Todos e quaisquer comentários ofensivos, ou que não visem contribuir para a discussão poderão ser removidos sem aviso prévio.